Como abrir uma empresa em Orlando na Flórida? O que preciso saber?
Para obter privilégios imigratórios muitos investidores decidem abrir uma empresa nos Estados Unidos. O que tem que ser considerado é que ao mesmo tempo que é um processo relativamente simples, deve-se prestar muita atenção aos detalhes inerentes à ele, pois nos Estados Unidos, a lei é rigorosa, e pequenos deslizes podem ser a causa de grandes problemas futuros. Não importa se sua empresa será online, física, de pequeno ou de grande porte, os passos iniciais são os mesmos para adquirir legalidade na operação do seu negócio.
Como os Estados Unidos é uma república federativa, as regras para abertura de negócios variam de estado para estado. Além disso, no estado da Flórida, de um condado para o outro também existem algumas variações.
É possível abrir uma empresa nos Estados Unidos mesmo sem possuir qualquer tipo de visto americano ou SSN – Social Security Number, desde que se possua um passaporte brasileiro válido e mais um documento, como carteira de motorista ou identidade.
O processo todo pode ser feito através de email e FAX, ou seja, você não precisa necessariamente estar nos Estados Unidos para ter sua empresa. Porém, é muito recomendável que haja a participação e consultoria de um especialista.
Apesar do registro no estados da Flórida levar 24 horas para ser efetivado, o prazo médio de abertura de uma empresa, considerando todas as etapas do processo, é de 7 dias. O custo varia muito de acordo com diversos fatores, mas é possível abrir uma empresa simples com um investimento inicial de $500.00 a $2,000.00.
Você precisará possui um endereço comercial no estado em que deseja abrir sua empresa, seja um escritório virtual ou o endereço do seu contador. Ao contrário do Brasil, não é necessário possuir mais de um sócio na empresa, podendo ela ser de propriedade de somente uma pessoa.
De forma geral, o fato da empresa possuir somente sócios estrangeiros não gerará problemas para abertura de conta, locação de imóvel, compra de equipamentos e exportação/importação. A empresa americana não precisará ter nenhum tipo de ligação com empresas brasileiras.
O bacana é que na Flórida permite-se registrar uma empresa com o ramo de atuação (purpose) como “any and all lawful business”, que significa “todo e qualquer negócio legal”. Portanto, uma única empresa pode oferecer diferentes tipos de serviços e produtos sobre uma mesma operação.
Como é o passo-a-passo resumido para abrir uma empresa na Flórida
Escolha o tipo e ramo de empresa que você quer abrir - Os tipos mais comuns de empresas nos Estados Unidos são: CORP e LLC. Para tomar a decisão sobre qual das duas (LLC ou corporação) será a melhor opção para sua empresa, consulte um contador ou advogado que possa te guiar melhor, de acordo com as especificações do seu negócio.
Os principais benefícios de cada uma:
LLC
Proteção de Patrimônio: Por ser uma empresa de responsabilidade limitada, os sócios da empresa não respondem com seus bens sobre empréstimos e prejuízos da empresa. Não paga-se imposto no nível empresarial. Ou seja, os impostos são pagos pelos sócios quando há distribuição de lucros pela empresa.
CORP (Corporation)
Habilidade de receber investimento e vender ações. Se você pretende vender participação da sua empresa ou captar investimento, a CORP é a formação ideal para você. Algumas vantagens de impostos, incluindo despesas empresariais dedutíveis do IR
Defina o nome que quer dar a sua empresa - O nome deve ser único e, ao mesmo tempo, indicar o tipo de produto que você estará oferecendo. Dependendo do tipo de empresa que você irá abrir, o nome deverá ser exclusivo ou não.
No site Sunbiz você pode fazer uma busca completa pelo nome que deseja utilizar, para verificar se já existe alguma outra empresa utilizando. Você pode ter um nome fantasia para sua empresa, chamado de DBA (Doing Business As), “fazendo negócio como”.
Encontre um endereço comercial para sua empresa - Você poderá utilizar escritórios virtuais, salas compartilhadas ou até mesmo o endereço do seu contador, caso ele ofereça este serviço.
Efetue o registro no Estado da Flórida - Depois que você decidir o tipo de empresa, deve então efetuar um registro junto ao Departamento do Estado da Flórida, para criar uma entidade legal. Para isso, precisará prover o estado com o nome da empresa, um endereço local para ela (pode ser uma caixa postal) e nome e endereço dos proprietários.
Solicite o EIN (o CNPJ americano) - O próximo passo é obter o EIN (Federal Employer Identification Number – Número de Identificação do Empregador). Esse número é fornecido pelo IRS (Internal Revenue Service – Departamento de Receita do Governo Federal) e será usado para declaração de impostos e outras transações empresariais. Algumas pessoas que abrem LLCs escolhem não obter um EIN, e nesse caso usam seu Social Security (número pessoal para declaração de impostos) a fim de efetuar transações comerciais. No caso de corporações, o EIN é obrigatório. Publicaremos em breve mais informações sobre como obter um Social Security ou EIN.
Abra uma Conta no Banco - Todas as corporações e sociedades limitadas precisam possuir conta corporativa em banco, e todo o fluxo de caixa deve acontecer através dessa conta.
Aplique para a Florida Business License - Você deve registrar a sua empresa no Tax Collector’s Office do seu condado para obter uma licença, chamada de Florida Business License. A grande Orlando incorpora diferentes condados, como os de Orange, Osceola e Seminole, então procure saber em qual a sua empresa está localizado, e siga para o escritório do Tax Collector correspondente à sua localização para adquirir a licença.
Ligue com antecedência ou acesse o website da localidade onde você irá efetuar o registro a fim de obter mais informações sobre os documentos requeridos. No site do Florida Department of Revenue está disponível uma lista dos condados da Flórida e seus websites correspondentes.
Dependendo de onde sua empresa será instalada, sua aplicação pode ser submetida pessoalmente, online ou por correio. Os custos também irão variar de acordo com o local e o tipo de empresa.
Se você pretende fazer comércio de produtos, precisará também do Sales Tax Certificate, que te habilitará a cobrar e repassar os impostos sobre suas vendas. A solicitação deverá ser feita através do Department of Revenue do estado.
De forma geral, a melhor forma de abrir uma empresa nos Estados Unidos, principalmente se você não domina o inglês, é através da assistência de um advogado ou empresas especializadas em abertura de empresas nos Estados Unidos como a Company Combo.
Tendências atuais das empresas norte americanas
Para quem pensa em abrir uma empresa nos Estados Unidos, é necessário também entender as tendências e práticas locais atuais, pois para ter sucesso em um mercado, é preciso se adaptar a ele.
A valorização do mercado local
Um dos fatores que leva uma empresa a prosperar é a qualidade do mercado local, isso parece óbvio. Mas não para por ai o interesse dos americanos em valorizar o que é local. Eles vão muito além de apenas buscar fortalecer o mercado com o intuito de garantir a própria sobrevivência. Seja na busca de fornecedores locais, fazendo parcerias ou fornecendo suporte para empresas dos arredores.
E por incrível que pareça, o público global gosta cada vez mais das empresas que fortalecem o mercado local, e tem respondido consumindo e aprovando seus produtos.
Trabalhar com Transparência
As empresas norte americanas modernas têm feito da transparência um dos seus principais valores. Ambientes de trabalho abertos, paredes de vidro, escritórios compartilhados.
Tudo isso não é com o objetivo de garantir que o funcionário não fique navegando no facebook durante o horário de trabalho, apesar de que isso vem como bônus... A ideia principal é eliminar as fofocas comuns em ambiente de trabalho e levar as pessoas a produzirem em equipe.
Em uma empresa como a Squaremouth em Saint Petersburg, que foi eleita como uma das melhores companhias para se trabalhar na Flórida, se uma pessoa acha que merece aumento, ela deve defender sua posição em uma reunião de toda a empresa, onde todos votam se ela merece ou não receber o que pede. Assim, a transparência protege os interesses da empresa e também dos funcionários, tanto individualmente, como enquanto equipe.
Mais Autonomia
Autonomia pode significar trabalhar sem horas fixas, , em espaço longe da empresa, ou ter poder de sugestão em um ambiente de trabalho mais democrático. Esse conceito é bem abrangente, e varia de empresa para empresa. Mas de modo geral tem sido cada vez mais adotado pelas empresas nos Estados Unidos.
A Squaremouth por exemplo diz que "Empoderar funcionários é um dos seus principais valores".
Alguns benefícios não muito usuais
Sabe o que significa isso? Tirar um dia de folga no seu aniversário, levando de brinde um cartão com um bônus especial ou então tirar um cochilo depois do almoço, trabalhar sem sapato, levar o cachorro para o trabalho... são muitos os benefícios diferentes que as empresas americanas têm fornecido aos seus funcionários.
A ideia é simples, funcionários felizes trabalham melhor e são mais produtivos. Na Flórida, especialmente, as empresas não são obrigadas a dar férias aos seus funcionários, mas várias empresas têm adotado posições generosas em relação a isso.
Os funcionários Squaremouth podem desfrutar de um jogo de snooker, durante uma pausa à tarde. |
Postar um comentário